em Notícias

Em 1989 ainda vivíamos um período de reserva de mercado no Brasil. Solusoft iniciou suas atividades comercializando e implantando ERP nacional que, porém, requeria um bom hardware. Já no ano seguinte as coisas começaram a mudar. Mais ofertas começaram a permear nosso mercado e trazendo mais oportunidades para quem dependia de ou tinha planos para trabalhar com produtos importados.

Mas 1990 também teve um começo difícil, até traumático para algumas pessoas e empresas, em função do bloqueio do dinheiro que estava depositado nos Bancos. Quem já estava inserido nos desafios da Economia na época, sabe bem do que estamos falando. Foi um desafio enorme também para a Solusoft, que tinha acabado de iniciar suas atividades (em setembro de 1989).

Superada essa, diversas crises econômicas de curta duração seguiram-se na década de 90, que já passaram a fazer parte da rotina e com as quais as empresas brasileiras foram se acostumando. Passado o bug do milênio, porém, começou uma sequência crises econômicas que afetaram de forma acentuada a economia brasileira, mesmo tendo algumas dessas crises origem em outros países. A mais “cruel” foi a crise hídrica que afetou todos os consumidores brasileiros de energia elétrica, passando inclusive a ser proibitivo expandir atividades que demandavam energia elétrica, o que geraria uma penalização financeira às empresas.

Foi um momento que também exigiu da Solusoft, empresa que idealizou e deu origem ao projeto do SuperBI, se reinventar. Naquela fase, a empresa também atuava como fábrica de software, cujo “produto” eram projetos normalmente vinculados à expansão de alguma atividade dos clientes e que precisavam ser suspensas durante essa crise energética.

Um novo rumo precisava ser dado aos negócios! Foi então que a equipe Solusoft percebeu, após 12 anos de experiência com sistemas ERP e com projetos sob demanda, que os tempos de crise exigiam decisões mais precisas e ainda mais ágeis, pois a margem de erro era cada vez menor na turbulenta economia brasileira, o que demandava melhores ferramentas de apoio à tomada de decisão.

A Solusoft tornou-se, a partir deste momento, uma empresa focada em soluções de análise de dados e Business Intelligence (BI).

Num primeiro ciclo, especializou-se em ferramentas estrangeiras de BI, porém estas traziam limitações e incertezas (principalmente em função dos riscos da oscilação cambial), o que levou a Solusoft a tomar uma corajosa decisão: Desenvolver uma plataforma de BI própria, 100% nacional!

Começava ali, em 2007, a trajetória evolutiva rumo ao que é hoje o SuperBI, consolidado software no mercado nacional.

Graças à garra permanente da equipe e a confiança e apoio incondicional dos clientes e parceiros, todos os desafios ao longo desses 35 anos foram superados e a Solusoft está aí firme e preparada para continuar sua jornada com o propósito de ajudar as pessoas a tomarem decisões melhores baseadas em dados.