SuperBI é uma ferramenta de software de Business Intelligence (BI) desenvolvida pela Solusoft Informática Ltda. sediada em Curitiba (PR).
A empresa iniciou sua trajetória em 1989 como revendedora e implantadora de sistemas de ERP, depois migrou sua atividade para fábrica de software e a partir de 1999 passou a também implementar projetos de BI, com ferramentas de software de terceiros, em empresas de grande porte.
Percebendo, porém, que empresas menores também careciam de recursos tecnológicos para dinamizar a análise de suas informações gerenciais, em 2007 a Solusoft decidiu iniciar o desenvolvimento de sua própria ferramenta de software de BI dimensionada para esse perfil de público. Assim nasceu o SuperBI.
A partir daí SuperBI passou a prover às organizações e empresas de médio porte um recurso tecnológico simples e acessível para dar aos gestores mais segurança em suas tomadas de decisões, mais subsídios para fazer o planejamento, facilidades para acompanhar os indicadores de desempenho (KPIs) e agilidade na análise de informações gerenciais.
SuperBI é um software robusto e, ao mesmo tempo simples e prático, concebido com base no princípio de Pareto, entregando os recursos essenciais esperados de uma ferramenta de BI.
E para levar a oferta com preço acessível ao cliente final, foi concebido um modelo de negócio fundamentado em parceria com empresas desenvolvedoras ou integradoras de software de gestão, as quais, com o uso do SuperBI, inserem recursos de BI em seus sistemas e entregam a solução integrada ao mercado.
SuperBI é um software multi-idioma, multi-empresa e multi-inquilino e pode ser hospedado tanto em nuvem como no próprio servidor do cliente.
Com isso, empresas de todo o Brasil, atendidas diretamente pela Solusoft ou via sua rede de parceiros, passaram a ter acesso a um instrumento de software simples, porém robusto, que lhes proporciona condições de conduzir suas tomadas de decisões de maneira mais segura, baseados em informações derivadas de dados atualizados e confiáveis.
São gestores de diversas áreas e segmentos do mercado, tanto de empresas privadas (distribuidoras, atacadistas, varejistas, indústrias, da área de saúde, de TI etc.) como de entidades do setor público (como prefeituras) que vêm se beneficiando dos recursos do SuperBI integrados ao sistema de gestão que utilizam.