em Artigos

É recorrente a queixa nas empresas e organizações, de modo geral, em torno da obtenção de relatórios do jeito desejado, na hora demandada e na velocidade esperada.

O que ouvimos:

– Falta de alguma informação importante;
– Não tem o nível de detalhamento necessário;
– Ou é muito extenso;
– Falta de flexibilidade para filtrar dados;
– O desenvolvimento e moficações dependem de equipe técnica;
– Dificuldade no envio por meio eletrônico;
– Demora na geração, principalmente no fechamento do mês.

Você já se viu diante de alguma dessas situações?

Pois bem, pensando nisso, a Solusoft desenvolveu o Reports, uma ferramenta web acessível via web browser tanto em PC desktop como em smartphones, que resolve todos as questões mencionados acima.

Com uma camada de acesso nativo aos principais gerenciadores de bancos de dados do mercado (Oracle, Postgre, SQLserver, MySQL/MariaDB e Firebird), Reports permite agendar a extração dos dados em horários fora do expediente, armazenando-os em um repositório separado. A partir daí, os usuários podem emitir seus relatórios durante o expediente, sem gargalo e sem disputa de recursos computacionais com os sistemas de gestão (ERP e demais sistemas que orbitam em torno do ERP).

Um conjunto de relatórios (os de utilidade previsível) pode ser configurado pelo analista de sistemas, analista de negócios ou consultor, e disponibilizado aos usuários finais. E na medida em que algum usuário tiver novas demandas, ele mesmo pode modificar seu relatório ou configurar um relatório novo, de acordo com sua demanda, a partir dos dados disponíveis no respectivo repositório. Essa possibilidade alivia as principais queixas.

Além disso, Reports possibilita configurar os relatórios com a informação sintetizada e o usuário pode “expandir” os dados até o nível que considerar necessário. Isto elimina a queixa do relatório muito extenso.

Com a possibilidade de analisar apenas um bloco de dados do relatório, Reports acrescenta diversos recursos de filtragem (pontuais e persistentes) com os quais o usuário define o método de filtragem aplicável a cada coluna.

E, por fim, Reports oferece ainda a opção de disparar os relatórios por e-mail, tanto em formato CSV como PDF, de modo eventual ou agendado. Com isso, pessoas em locais com acesso precário à Internet ou agentes externos que não têm acesso à informação via web browser, podem receber a informação via e-mail. E esta informação pode também ser um alerta ou notificação de anomalia ou violação de alguma regra de negócio, visto que Reports tem a possibilidade de enviar o relatório somente quando determinados requisitos são preenchidos. Esse recurso é configurado com o uso do filtro persistente, em conjunto com a parametrização do envio recorrente, onde é definido o horário e a frequência do envio.