No início de 2023 a Solusoft disponibilizou a versão beta do novo SuperBI. O impacto visual e as melhorias de usabilidade chamaram a atenção de todos. Isto, inclusive, encorajou novos clientes e parceiros a iniciar seus projetos com o novo SuperBI (versão 2), mesmo sabendo dos ajustes ainda em andamento.
Embora novos recursos estejam sendo implementados, Solusoft não abriu mão da essência de suas ferramentas de software de BI (Business Intelligence): a facilidade na integração com sistemas de gestão e a simplicidade para uso por parte dos gestores que administram empresas e organizações.
Oferecer recursos de BI simples e de baixo custo tem sido o propósito da Solusoft desde 2007, quando iniciou o desenvolvimento de sua 1ª ferramenta de BI, o BXBmaster. Nestes 16 anos, muitas melhorias foram implementadas e novas tecnologias foram adotadas, acompanhando as tendências de mercado. Mas a ideia de prover o essencial, entregando algo simples e com a melhor relação custo-benefício, foi preservada.
As principais diferenças em relação a versão anterior do SuperBI foram a interface gráfica, melhorias de usabilidade tanto na aplicação de filtros como de navegação entre um painel e outro (painéis gráficos, tabulares e de relatórios, dispostos em abas) e, ainda, configuração dos dashboards com linhas orientativas, indicação do tamanho e da posição dos elementos no dashboard, configuração de temas para acompanhar a identidade visual do cliente, configuração das permissões de acesso por perfil (grupo) de usuários (e não mais por usuário individual), além da possibilidade de instalação em Linux.
Este avanço tecnológico representa para os usuários e clientes do SuperBI um significativo ganho de qualidade e de competitividade, deixando-o mais aderente aos requisitos de segurança e escalabilidade na nuvem.