Percebemos uma escassez de profissionais capacitados para atender demandas em diversos setores, especialmente em Tecnologia da Informação (TI), sobre o qual esse artigo vai abordar. Mais precisamente para empresas envolvidas com desenvolvimento ou integração de software de gestão (ERP, CRM, e-commerce, RH ou qualquer outro software especialista ou departamental).
Para estas empresas, propõe-se aqui algumas ações que podem ser adotadas para resolver a questão da carência de profissionais capacitados:
A contratação de novos profissionais experientes
Parece ser a ação mais óbvia e de aparente efeito rápido. Mas em um mercado de alta demanda por profissionais experientes, esta alternativa faz com que a empresa tenha que administrar duas situações: o alto custo geralmente agregado na contratação e os seus efeitos colaterais, como a equiparação salarial dos funcionários atuais que exercem cargos equivalentes ou apresentam expertises semelhantes. Além disso, também não é uma solução necessariamente rápida.
Formação interna de profissionais de tecnologia
Promover a formação interna de profissionais capacitados é uma alternativa aparentemente econômica e, sem dúvida, válida, necessária e, por que não dizer, nobre. Vale lembrar que ela demanda investimentos em treinamento e desenvolvimento das habilidades necessárias. E, claro, não é imediatamente após um treinamento, por mais eficaz que seja, que o profissional se torne produtivo.
Além disso, será necessário um tempo de ambientação com as caraterísticas do projeto no qual será inserido o profissional nas tecnologias e metodologias envolvidas. É preciso respeitar a curva de aprendizagem que, naturalmente, leva alguns meses.
Otimização dos recursos existentes na empresa
Esta alternativa certamente também terá desdobramentos, como avaliação das fortalezas e fragilidades das habilidades de cada membro da equipe, automação de processos, etc.
Por outro lado, oberva-se uma frequente demanda por customização de relatórios e consultas gerenciais, algo que consome preciosos recursos de analistas e desenvolvedores e, em paralelo, consome tempo de pessoas da área comercial e de suporte.
Se isso também faz parte da realidade de sua empresa, compartilhamos aqui uma forma que tem se mostrado eficaz para mitigar essa demanda: prover recursos de BI (Business Intelligence) em suas soluções. Com a flexibilidade que estes recursos oferecem, o usuário passa a usar um “autoatendimento”, liberando o tempo de preciosos recursos na sua empresa, que então podem ser destinados a atividades de maior prioridade.
Se você entende que isso faz sentido para a sua empresa, converse com os consultores de negócio da BXBsoft, para encontrar em parceria o caminho mais rápido e econômico para colocar em prática essa alternativa.