De acordo com a Gartner, mais da metade dos projetos de Data Warehouse e Business Intelligence (BI) falham. Mesmo aqueles que parecem ter sucesso, muitas vezes deixam de ser bem utilizados. A adoção pelo usuário é o critério-chave de sucesso para qualquer projeto de BI. Se os usuários percebem o devido valor a partir dele, você conseguiu. No entanto, se param de usar seu sistema e começam a usar planilhas do Excel, então você tem um problema. Garantir que seus usuários continuem a usar a sua solução de BI é, portanto, fundamental.
Então, por que tantas soluções de BI falham? Veja estes casos:
Projeto estourou o prazo ou o orçamento
As abordagens tradicionais tentam resolver o problema de uma vez, e que não funciona quando os usuários não sabem o que realmente precisam. Antes de perceber, você está se afogando em solicitações de mudança, redesenha e reescreve – e o projeto estrapola o tempo ou o orçamento (às vezes ambos).
Solução: Adotar uma abordagem ágil. Comece com um protótipo contemplando demandas identificadas e definidas como importantes, e reitere. No longo prazo, você vai economizar muito mais tempo, e seus técnicos e pessoas de negócios vão obter uma compreensão compartilhada da tarefa, permitindo-lhes trabalhar de forma muito mais coesa.
Números não confiáveis
Se os relatórios são gerados a partir de dados vindos de fora da fonte de dados corporativa, divergência nos valores serão inevitáveis e isto pode ser suficiente para seus usuários abandoná-los.
Solução: Cuide no desenvolvimento de datamarts ou datawarehouse. Com a criação de uma base de dados bem estruturada, o caminho para o auto-serviço de relatórios fica pavimentado.
Relatórios levam muito tempo para executar
Se um usuário precisa esperar horas para executar um relatório toda vez que quiser fazer uma consulta ad-hoc, certamente vai parar de usar o relatório. Se o relatório exibir os dados a partir de um sistema transacional, terá impacto direto sobre o desempenho tanto dos relatórios como das transações diárias no sistema de origem.
Solução: Prover uma solução que possa agendar os relatórios fora-de-hora, ou construir um datamart separado para suportar a execução de relatórios, para que consultas pesadas não tenham impacto sobre outros usuários.
Requisitos mudaram desde o início do projeto
Muitas vezes, os prazos de entrega de projetos de BI levam tanto tempo que, no momento em que o projeto for concluído, o negócio mudou e requisitos também.
Solução: Trabalhar com ciclos mais curtos de entrega – não tente entregar tudo de uma vez. Utilize uma abordagem adaptável às mudanças. É comprovado que a mudança vai acontecer.
Sua solução de BI não está disponível para todos
Seus usuários não usam sua solução de BI porque não podem ter acesso a ela ? Pode ser que um número insuficiente de licenças foram contratadas, ou licenças de usuários simultâneos estão em uso (contratação por usuário nominal poderia ter sido mais apropriado).
Solução: Rever o seu licenciamento. Certifique-se de que os usuários-chave têm acesso disponível através de licenças para usuários nomeados, e as licencias por usuário simultâneo podem ser destinados a usuários não estratégicos.
Relatórios muito estático, sem possibilidade de auto-atendimento.
Usuários familiarizados com tecnologia exigem soluções tecnológicas modernas. A solução moderna BI permite aos usuários escolher a informação que deseja inserir em um relatório e decidir como devem ser agrupadas, filtradas e classificadas.
Solução: Disponibilize uma solução moderna de Business Intelligence que permita criar uma camada semântica que os usuários possam usar para construir seus próprios relatórios de auto-atendimento e compartilhá-los com outros usuários relacionados ao negócios.
Os usuários simplesmente não abrem mão do Excel ou do que eles usam
Não importa o quão incrível é a sua solução de BI, sempre haverá aqueles que se recusam a mudar seu status quo. Alguns acreditam que sua planilha Excel fornece informações melhores que seu novo painel corporativo. O fato é que podem haver silos de informações por trás dessas soluções, que podem colocar em risco o negócio. Usuários que se recusam a usar o sistema de BI podem ser uma verdadeira dor de cabeça, e influenciar negativamente outros usuários.
Solução: Envolver e comprometer os usuários teimosos desde o início. Dê-lhes a responsabilidade de contribuir para a solução de BI e você descobrirá ou perceberá que eles não serão apenas adeptos, mas evangelizadores.
Fonte: SmartData Collective
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