O que é BI?
Possivelmente você já sabe. Mas vamos ratificar: a sigla vem do termo em inglês Business Intelligence e é um método que orienta ao uso de dados, transformados em informação inteligente, para apoiar as tomadas de decisão nas organizações.
Que tipo de informação?
Informação sumarizada a partir de dados armazenados por sistemas de informação (ERP p.ex.). Esses dados, coletados eletronicamente e devidamente estruturados e organizados, podem gerar análises segmentadas, evoluções temporais e instrumentos para acompanhamento dos principais indicadores de desempenho da organização.
Exemplos:
As informações gerenciais e os indicadores de desempenho (também conhecidos pela sigla KPI = Key Performance Indicators) específicos, variam de acordo com a atividade da organização. O gestor de um órgão público pode querer acompanhar o tempo médio de atendimento. Em um hospital, é importante saber o custo médio de tratamento por especialidade. Em empresa de transporte o gestor acompanha o ODT (indicador de entregas no prazo). Quem gerencia estoque de produtos, precisa ficar atento ao giro. Ao mesmo tempo, há indicadores genéricos como, na esfera financeira, onde os gestores de empresas privadas em geral, precisam ficar atentos ao prazo médio de pagamento x prazo médio de recebimento, índice de inadimplência, margem de contribuição etc.
Precisa de software para isso?
Na teoria, não. Porém, na prática, sim. Por que: o volume de dados atualmente gerado nas organizações é grande demais para ser tratado sem a ajuda de um software. Por isso o mercado oferece inúmeras boas opções de software de BI, desde os mais caros e complexos, destinados a organizações de grande porte, até os mais econômicos, destinados a atender demandas simples e que cabem em orçamento de empresas menores.