As cores têm seu significado variado, dependendo da cultura e do contexto em que elas se apresentam. São uma forma de comunicação não verbal, além da percepção visual e seu significado pode mudar pelo momento em que são captadas, de acordo com o indivíduo e seu estado emocional e experiências precedentes. (THIEL, 2019).
Esta análise não é diferente na construção dos monitores e painéis dos indicadores. Elas podem estimular tranquilidade, criatividade, agressividade, ansiedade, impulsividade entre outras coisas. Basicamente, em minha opinião, o uso de cores nos objetos de Business Intelligence deve considerar duas linhas de orientação: a do endomarketing e o da busca da atenção do observador para os valores limítrofes.
Com o Endomarketing, não há o que discutir: deve-se procurar o setor responsável e seguir suas diretrizes para a coloração e inserção de imagens da marca da organização nos dashboards. Com relação aos valores limítrofes, por convenção cultural, há que se considerar os padrões mais comuns reconhecidos de imediato pelo observador dos indicadores: vermelho para valores excedidos do indicador, verde para valores dentro da normalidade, amarelo para valores que exigem uma atenção.
Existem monitores que possibilitam a apresentação de múltiplos indicadores, como gráficos de rosca, linha, acumulado e área entre outros. Para estes, sugiro apresentar no máximo sete indicadores e que se use as cores definidas no círculo cromático, constituído de 3 cores primárias, 3 cores secundárias e seis cores terciárias, apresentado a seguir:
Pares de cores complementares que juntas, aparecerão em alto contraste, mais brilhantes e proeminentes. Recomendadas para indicadores com significados opostos ou muito diferentes em um mesmo mostrador: a figura que faz parte deste capítulo mostra o círculo cromático com apontadores para escolha de cores complementares. (THIEL, 2019).
Recomendadas para indicadores fortemente interrelacionados em um mesmo mostrador, selecionando três cores contíguas no mesmo círculo cromático teremos as cores chamadas de análogas, adjacentes, que criam uma harmonia triádica. Também tem alto contraste, com menos combinação de cores complementares. (THIEL, 2019).
Recomendadas para indicadores com significado diferente em um mesmo mostrador, as cores harmônicas combinam entre si são apontadas pelos ângulos de um triângulo equilátero imaginário girando dentro do círculo. (THIEL, 2019).
Gilberto Rigotti, consultor de gestão e sócio da Anechomai Consultoria, Assessoria e Treinamento Ltda.