Já vimos em artigo anterior, que Business Intelligence está fortemente atrelado às ferramentas de software, que oferecem recursos para facilitar a vida do gestor. Porém, o software, por si só, não assegura o resultado. O êxito depende de 3 elementos:
O 1º, do ponto de vista técnico: o sistema de gestão precisa prover dados confiáveis. Não adianta querer usar dados de um sistema mal implantado e cujos dados armazenados não são consistentes.
O 2º é o preparo dos gestores para o uso da informação. A cada dia, é requerido das empresas e organizações em geral o planejamento e a gestão baseada em dados, tanto é que já se fala em uma nova sigla de DDD = data driven decisions, ou seja, decisões direcionadas por dados. Isso faz parte do processo do qual também ouvimos falar bastante, a transformação digital. Eu eu diria que é um processo muito mais cultural do que tecnológico. A tecnologia está aí com infinidade de ofertas e que as organizações precisam incorporar da forma mais rápida e otimizada possível.
O 3º é a ação. De nada adianta o gestor olhar para um gráfico ou um reloginho vermelho na tela do computador ou do smartphone e nada fazer para conduzir esse reloginho pro amarelo e depois pro verde. O software de BI só vai poder cumprir bem a sua missão se utilizado por gestores com poder de decisão e com disposição para agir com base nas informações que o software de BI entrega.