Os gestores, seja de empresas com fins lucrativos, de entidades governamentais ou associativas e até de entidades filantrópicas, sabem que um software de Business Intelligence (BI) faz uma grande diferença. Para quem ainda não tem, ficam as perguntas: como encontrar a melhor ferramenta de BI, contratá-la e, depois, como conduzir a respectiva implementação? Buscam-se alternativas no mercado e contrata-se a que se mostra mais aderente. E agora?
Neste artigo, a BXBsoft vai mostrar como você pode iniciar a implementação de uma ferramenta de business intelligence na sua empresa.
Quais são os indicadores de desempenho da sua empresa
O que se recomenda é fazer uma pequena (isso mesmo, começar pelo básico) lista de indicadores de desempenho – também conhecidos por KPIs (Key Performance Indicators) – e de informações gerenciais indispensáveis para o acompanhamento da performance da organização, da empresa ou do segmento de mercado no qual o negócio da empresa está inserido.
É fundamental abranger todas as áreas da empresa? Diríamos que inicialmente não. Cabe iniciar pelos indicadores que são mais impactantes e/ou de áreas onde os gestores tendem a aproveitar melhor os recursos oferecidos pela ferramenta de BI e agir a partir dos insights que o BI tende a gerar.
O sucesso do projeto normalmente não decorre da grande quantidade de indicadores envolvidos, mas sim, da objetividade. Quanto mais seletivo e objetivo for o processo de definição dos KPIs, mais rapidamente costumam surgir os resultados.
Quais dados devem ser analisados?
O próximo passo é fazer a lista dos dados necessários para calcular os KPIs e para analisar as informações gerenciais. Neste momento, reúnem-se as métricas (valores numéricos que podem ser usados para fazer soma, aplicar média, configurar fórmulas) e as dimensões (agrupadores geográficos, temporais, de produto, de mercado etc.).
Na sequência, é preciso identificar de onde esses dados podem ser extraídos (de algum big data e/ou do próprio ERP, por exemplo) e passar a um desenvolvedor providenciar o melhor meio de transferir esses dados para o software de BI, de acordo com as alternativas tecnológicas que esse software oferece para isso.
Transformando dados em informações relevantes
Por fim, disponibilizados esses dados para o ambiente do BI (seja em cubos/datamarts, datawarehouse, views etc.), cabe a algum profissional experiente da área de negócios (seja consultor de gestão, analista de negócios, analista de sistemas ou mesmo o próprio gestor) configurar os painéis gráficos, relatórios, visões etc, dentro dos recursos que a ferramenta de BI oferece. O importante é sempre lembrar a missão do BI: atender demandas gerenciais (e não operacionais), em especial, apoiar o gestor no seu processo de tomada de decisões.